Rogério Faria Tavares – Foto Renato Wrobel.
Sede da AML1 será realizada simbolicamente e Rogério Faria Tavares, presidente da AML conferência magna sobre os13 anos da instituição
A Academia Mineira de Letras marca presença na programação do FLIPOÇOS – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas . No dia 7 de setembro, às 10h , no Teatro da Urca, em Poços de Caldas, o presidente da AML, Rogério Faria Tavares , transfere-se simbolicamente para o município a sede da instituição literária , fundada em 1909, em Juiz de Fora, para promover a literatura e a língua portuguesa.
O gesto marcará a participação da Academia na Festa Literária, evento tradicional do sul de Minas, que acontece entre 3 e 11 de setembro. Neste ano, o festival tem como tema as relações entre a Literatura e Música, “Letras e Música – a sinfonia da literatura”. A ideia é que o público navegue pelo universo musical, nos seus mais variados estilos, história da música, autores, músicos, intérpretes e sua influência na nossa cultura literária.
Na ocasião, Rogério Faria Tavares também fará uma conferência magna sobre os treze anos da entidade, que foram conhecidos em dezembro deste ano: “Falarei sobre como a Academia foi idealizada e sobre como conseguiu vencer o desafio da permanência. Também destacarei a intensa programação cultural que ela oferece, gratuitamente, ao público artes, além de enfatizar sua preocupação em estar sintonizada com os tempos atuais”.
Os cem anos da revista também serão comemorados e o número 81 será lançado na cidade. “O número 81 contém dois dossiês temáticos: um sobre as Literaturas Africanas em Língua Portuguesa”, organizado por mim e pela professora Nazareth Fonseca, e outro sobre a “Poesia Indígena”, organizado por Ailton Krenak (eleito para a cadeira de número 24 em junho passado) e pela professora Maria Inês de Almeida”, finaliza Rogério.
SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras na Flipoços
Transferência da sede da AML para Poços de Caldas
Palestra com Rogério Faria Tavares
Data: 3 de setembro, às 10h
Local: Teatro da Urca, em Poços de Caldas
Entrada gratuita